quinta-feira, 15 de setembro de 2011

[Resenha] O Herói Perdido, de Rick Riordan


O Herói Perdido, primeiro livro da série Os Hérois do Olimpo, é praticamente uma continuação de Percy Jackson e Os Olimpianos, mas com novos personagens e, incrivelmente, narrado em terceira pessoa. Eu me espantei porque Rick Riordan escreveu toda a série do Percy e mais As Crônicas de Kane em primeira pessoa e quando de repente me deparo com sua narração mudada, eu realmente fiquei espantado, achei até que não serei tão divertido, mas me enganei. Rick Riordan continua com seu bom humor esplêndido.

A história começa com Jason, um garoto que acorda sentado em um ônibus, de mãos dadas com uma linda garota que diz ser sua namorada e com um garoto elétrico que afirma ser seu melhor amigo. Isso tudo seria normal, se ele não tivesse perdido a memória.

Jason prossegue seu passeio escolar tentando assimilar tudo, Piper, sua namorada e Leo, seu melhor amigo. Apesar de vasculhar suas lembranças, sem sucesso algum, ele ainda é atacado por espíritos da tempestade, monstros feito de vento e eletricidade. Mas isso não é tudo, pois ainda aparece um homem metade bode para salvar eles.

Depois disso Jason, Piper e Leo são arrebatados por cavalos voadores para um lugar chamado Acampamento Meio-Sangue, onde descobrem que são filhos de deuses. E que como se não bastante todas as coisas estranhas até ali, eles ainda recebem a missão de salvar o mundo.

Eu resumi os dois primeiros capítulos, não posso falar muito para não estragar a diversão. Mas dessa vez o Olimpo têm os Gigantes como seus inimigos, e os semideuses são parte importante dessa guerra. Afinal a Grande Profecia foi dada no final da série Percy Jackson e Os Olimpianos:

Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às portas da Morte afinal.

É um livro difícil de largar, eu não parei até ler o final. Rick Riordan começou a série com grandes mistérios. Eu adoro o jeito que ele descreve os deuses no mundo de hoje, acho muito divertido.

A narração é em terceira pessoa, mas muda o foco do personagem a cada dois capítulos. Sempre seguindo a sequência Jason, Piper e Leo.

O livro no Brasil é distribuído pela Editora Intrínseca, contém 440 páginas, 56 capítulos e alguns errinhos no livro, afinal é a primeira edição, provavelmente na próxima não tenha mais.

É um livro que recomendo. Para quem adorou Percy Jackson e Os Olimpianos, e está com saudades do Acampamento Meio-Sangue, dos deuses e tudo mais, O Herói Perdido traz de volta toda essa magia.

Enfim, mais um incrível livro resenhado. Até a próxima e que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário