quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[Resenha] Rowan, O Guardião - Emily Rodda



“Rowan, O Guardião” é uma série de cinco de livros da autora Emily Rodda, a mesma autora que escreveu a série “Deltora Quest”. De início, eu não esperava muito do livro, afinal eu li os dos livros primeiros livros de Deltora Quest e não achei grande coisa, pois julgava faltar ação. Porém, aprendi a gostar da Emily Rodda, o público alvo dela são as crianças, afinal. Mas mesmo assim achei o primeiro volume de “Rowan, O Guardião” muito bom!

A Editora Fundamento, aqui no Brasil, mudou o título do livro um para “O Maior Teste de Coragem Está Começando” em vez de “Rowan de Rin”.

A história começa quando o rio da vila de Rin seca inesperadamente. Os Bukshas, criaturas que mais parecem uma mistura de vaca e ovelha, só bebem a água do rio, eles não podem beber a água do poço, senão ficam doentes. Os Bukshas são a vida da vila de Rin, pois eles ajudam a arar a terra, fornecem leite e lã. Com os Bukshas ameaçados de morrer de sede, a vila de Rin se ver forçada a fazer algo e decide montar um grupo para subir a Montanha, onde o rio nasce.

Rowan é o guardião dos Bukshas, um garoto que não é bom em nada. No entanto, quando ele vai visitar Sheba, a sábia da cidade, com uns dois habitantes de Rin. A sábia dá secretamente o mapa da Montanha para Rowan, o garoto que todo mundo julga fraco e medroso. É claro que ninguém quer que Rowan vá à viagem, mas o mapa da Montanha só se amostra quando está na mão dele, e o mapa nem pode ser copiado, quando tentam, a escorrega. Sendo assim, Rowan, o guardião dos Bukshas entra no grupo que subiram a Montanha.

Sheba, a sábia, tinha previsto desde o começo que “Sete corações” iriam subir a montanha, mas ela também havia tido que sete formas eles caíram em armadilhas. E assim começa a viagem do grupo rumo ao topo da montanha, aonde os antigos afirmam que há um poderoso dragão.

Um livro que realmente conseguiu me prender. Não é aquele livro que irá te arrancar suspiros com grandes batalhas e eventos surpreendentes, mas garanto que é um livro que irá te fazer arrepiar com os personagens muito bem trabalhados. Adorei imaginar cada um deles! E acho que foi os personagens, a simplicidade da missão e as constantes rimas de Sheba, que me prenderam tanto.

Contém apenas 120 páginas, não é um livro cansativo, narração e descrição rápida e direta, deixando tudo muito gostoso de ler. A aventura do livro termina nele mesmo e creio que no livro dois a vila de Rin será assolada por outros problemas, os quais com certeza vou ler.

Por isso, recomendo a leitura de “Rowan, O Guardião” com muito prazer!

Até o próximo livro e que assim seja!

2 comentários:

  1. Muito bom seu comentário. Meu filho de 11 anos leu e gostou. Eu tb li e concordo com vc não existem grandes batalhas, mas a forma como cada um tem que lidar com os medos é bem legal.
    Ele colocou o livro na Ciranda Literária, projeto da escola que cada aluno tem que ler um livro (até 150 pag), criar um questionário para ser respondido e trocar com outros colegas de livros.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e só pra constar: Foi feito um anime de Deltora Quest que respeita bem a 1° parte do livro até o episódio 52(depois é só filler), mas mesmo assim tem algumas alteração, principalmente na volta para del(por volta do episodio 46 até 52). Na verdade essa parte foi totalmente modificada. Além disso teve algumas modificação nos personagem: A bruxa Thaegen no anime é revivida várias vez e criam um personagem Feiticeiro Oukas.
    Depois de ler toda a seria de Deltora é bom ver o anime. Dá uma sensação "legal' haha

    ResponderExcluir