terça-feira, 16 de agosto de 2011

[Resenha] Ponte Para Terabítia, de Katherine Paterson

Ponte para Terabítia, de Katherine Paterson, uma premiada escritora de literatura infantil dos Estados Unidos, foi a obra que me chamou atenção dessa vez.
Já tinha visto o filme há alguns anos e quando me deparei com o livro, resolvi o ler sem pensar duas vezes. Admito que achei a capa meio fraca por antes eu ter visto o filme, mas o fato de eu querer saber a história na íntegra me fez continuar. Só em nível de informação, o livro no Brasil é distribuído pela Editora Salamandra com a tradução de Ana Maria Machado.
O livro conta a história de Jess Aarons, o garoto está começando a cursar a quinta série e no seu período de férias havia treinado todo dia, correndo pelo quintal da sua casa para ser o campeão de corridas na sua escola. Mas ele ganha surpreendente uma nova vizinha, Leslie Burke, a qual insistentemente vive atrás dele na escola, recebendo as cortadas dele, mas o seguindo. E como se não fosse o bastante, ela ainda corre contra ele e o vence, fazendo o garoto pagar o maior mico, já que perdeu para uma menina!
No entanto, no decorrer do livro Jess começava a ceder à aproximação de Leslie, ele não só cede, como tem uma hora que ele se vê dependente dela. A amizade deles cresceu de um jeito tão natural, mas surpreendente, que em uma de suas tardes livres, eles adentram a floresta atrás de suas casas e após atravessar um riacho pendurados numa corda, criam um próprio mundo com o objetivo de esquecer o mundo real e suas injustiças, a fim de se tornarem reis, donos de algo. E assim nasce Terabítia.

Um livro que ensina o valor de uma amizade, que arrepia, que emociona e que vale muito a pena ler.
Como citei acima, há uma adaptação do filme que aconselho a assistir também, pois foi assim que conheci o mundo de Terabítia. Não é tão abrangente quanto o livro, mas é incrível, principalmente, porque a Annasophia Robb é a Leslie perfeita.
Até a próxima, pessoal! Que assim Seja!

Um comentário:

  1. Fiquei com vontade de ler fofo! Também vi o filme e amei! A proxima vez que tiver oportunidade eu leio! Beijao e obrigada por essa resenha :D
    SZ

    ResponderExcluir